Início Desempenho - Dicas dos mestres Krav Maga, ferramenta indicada para quem presta serviço de segurança em shoppings 

Krav Maga, ferramenta indicada para quem presta serviço de segurança em shoppings 

COMPARTILHE

Em todo o país, os assaltos dentro de shoppings têm aumentado consideravelmente, colocando em risco a população e os próprios funcionários. A Federação Sul Americana de Krav Maga explica porque a modalidade de defesa pessoal israelense é ideal para garantir a segurança pessoal e de terceiros em ambientes fechados e com a presença de público 

Acompanhando os crescentes índices de violência urbana no Brasil, os assaltos em shoppings têm se tornado uma constante na maior parte das cidades. Só no último mês, cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador registraram assaltos em shoppings de luxo, situações nas quais, tanto os visitantes, quanto os funcionários estiveram em risco.

Para se realizar a segurança dentro de um ambiente fechado, com entradas e saídas diversas e circulação intensa de público demanda de um treinamento bastante específico e, nesse cenário, a Federação Sul Americana de Krav Maga, referência mundial em qualidade e precursora do Krav Maga na América Latina, com sede no Rio de Janeiro, explica como a modalidade de defesa israelense é a ferramenta adequada para a realização da segurança nesse tipo de ambiente.

Segundo explica o israelense Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), a maior autoridade em Krav Maga na América Latina, as forças de segurança – unidades militares, policiais ou de segurança privada – enfrentam uma realidade completamente diferente do mundo civil e, assim, o treinamento do Krav Maga voltado a elas é diferenciado do que é ministrado nas aulas regulares em academias.

Esse treinamento contempla o pouco tempo para treinamento, o cenário em que o profissional atua (no caso o shopping e suas particularidades), a proteção de terceiros, os equipamentos que esse profissional utiliza em seu dia a dia, entre outras especificidades de cada área militar, seja tropa de elite do exército, segurança pessoal, polícia ou segurança de shopping center.

“A atuação de um profissional de segurança dentro de um shopping é completamente diferente da que ele teria nas ruas, ou seja, a preparação física e psicológica desse profissional precisa ser muito específica e o Krav Maga dá isso a ele”, explica Grão Mestre Kobi. E completa: “muitas vezes, esse profissional não tem permissão de estar armado nesse tipo de ambiente. A técnica e a eficiência do Krav Maga vão garantir que a vida dele e a de terceiros possam ser protegidas, mesmo sem o uso de armas”.

O Krav Maga foi criado em Israel na década de 1940 e até hoje é a única filosofia de defesa e combate adotada pelas forças de segurança israelenses. Durante quase 20 anos, o Krav Maga era restrito à elite do exército de Israel e foi mantido em sigilo, pois era considerado um dos segredos israelenses em segurança. Hoje em dia, as maiores unidades de segurança ao redor do mundo treinam as técnicas do Krav Maga: CIA, FBI, GIGN, Mossad, exército e forças de segurança israelenses, dentre muitas outras.

Sobre a Federação Sul Americana de Krav Maga – referência mundial em qualidade, é a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina e Portugal, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel.  

É presidida por Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. Ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, conta com MBA em Segurança Nacional pela Israeli College of Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos.  

Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.  

Para saber mais, acesse: https://kravmaga.com.br/militar/

Facebook: @mestrekobikravmaga
Instagram: @kravmaga_mestrekobi
Twitter: @KravMagaKobi
Youtube: Krav Maga das Américas

Revista Lutas – A Revista de Lutas do Brasil

Roberta Provatti – Assessora de Comunicação

Tel: (11) 9 9652-4661 

[email protected]