Início Desempenho - Dicas dos mestres Cuidado!!!! CharlatA�es do JIU-JITSU podem lhe causar sA�rios prejuA�zos A� saA?de, alA�m...

Cuidado!!!! CharlatA�es do JIU-JITSU podem lhe causar sA�rios prejuA�zos A� saA?de, alA�m de financeiros

COMPARTILHE

         fpd

Já faz muito tempo que os picaretas, charlatões e muquiranas se infiltraram no mundo das lutas, eles estão aí para enganar, iludir e tomar seu dinheiro. Como charlatões de qualquer outra área, eles querem apenas lucrar com a inocência dos desavisados. Quando o prejuízo é apenas financeiro fica fácil de consertar. Contudo, muitas vezes esses prejuízos ultrapassam a "simples" perda de alguns reais, e avançam, pondo em risco a saúde física e psicológica dos atletas.

HA�lio-Faixa-Azul

O grande Mestre Hélio Gracie – extremamente indignado com a banalização das graduações – por muito tempo se apresentou em entrevistas e canais de televisão com a faixa azul, em sinal de protesto. O homem que mais amou nosso esporte e tinha no jiu-jitsu sua fonte de vida, revoltado, discursou várias vezes contra o charlatanismo. Seus filhos Rickson e Royler também se manifestaram na mídia contra essa escoria que mancha a arte.

Os charlatões a cada dia desenvolvem novos métodos e se aperfeiçoam na arte de enganar. Chegam até a quebrar as próprias orelhas com alicates, para criar um biótipo de lutador, e nós sabemos que isso está longe de ser critério para ser um atleta consagrado. A cartilagem da orelha quando é dura, com um mês de atrito quebra, mas quando ela é mole você pode passar a vida inteira e ela pouco vai se alterar.

Cabe aos verdadeiros mestres orientar os novos atletas para que procurem estar sempre juntos de praticantes sérios.

Os picaretas de hoje usam a internet para "aprender" uma ou outra posição no You tube e sempre estão bem informados sobre o mundo das lutas.

Os mais ousados, muitas vezes oriundos de outras lutas, se inscrevem em campeonatos e depois usam as fotografias em combate com graduados para se dizer tembém professores e graduados.

A Revista Lutas a seguir apresenta alguns conselhos para os novos atletas.

– O charlatão quase sempre está cercado de fotos junto de personalidades do Jiu-jitsu, até se diz intimo deles. Mas, observe mais perto e verá que não é treino, normalmente é um seminário ou algum evento.

– O Charlatão do Jiu-Jitsu procura forçar os termos usados entre os lutadores o tempo todo, mesmo quando o assunto não tem nada a ver com luta.

– O Charlatão não tem diploma porque seu antigo mestre ou morreu ou mora em outro estado, mas já está providenciando.

– O charlatão pode não lutar nem treinar porque suas lesões dos grandes combates do passado nunca permitem. Porém ele não tem fotos ou filmagem destes combates.

– O charlatão treina há muitos anos mas não tem uma foto de faixa branca ou azul, parece que ele já nasceu preta.

– Por mais que se fantasiem de lutadores, e apesar de estudar os princípios para ser mais convincentes, não conseguem aplicá-los, até por que o próprio nome já diz! Princípios.

Os princípios são a BASE e só quem aprendeu durante anos com verdadeiros mestres vai conseguir aplicá-los.

Revista Lutas – A Revista de Lutas do Brasil – Jiu-Jitsu, MMA