Início Eventos / Torneios MUDAM as regras do Jiu-Jitsu.

MUDAM as regras do Jiu-Jitsu.

COMPARTILHE

 

14724598_1006735032770167_2002170775072621926_n

Acredita-se que ha tendência de que federações de todo o país adotem as novas regras usadas em evento realizado no Rio de Janeiro. 

No último domingo 23 de outubro de 2016, durante a Copa Mestre Gustavo Souza, evento da FJJP-RJ ocorrido em Nova Iguaçu, inciou-se um novo capitulo do Jiu-Jitsu brasileiro no que diz respeito a organização e regras adaptadas ao contexto atual.

campeonato de jiu jitsu nova iguaA�A? IBC 2016 yuriA modificação corrige um erro que por anos é repetido por instituições e organizações de Jiu Jitsu de todo Brasil. Que consiste em considerar a idade dos competidores pela data de nascimento.

Segundo a regra antiga, os atletas juvenis com 17 anos de idade que completam 18 no ano corrente deveriam lutar na categoria adultos.

A adaptação – necessidade também mencionada há alguns meses por mestre que também atua como um dos consultores da Revista Lutas – busca preservar os atletas menores fazendo com que somente lutem contra outros menores de idade.

Além da obvia discrepância em se colocar menores contra adultos, a própria legislação brasileira em vigor separa as duas faixas de idade imputando responsabilidades e  eventuais punições diferentes para cada uma. 

Mestre gustavo, presidente da FJJP explica que depois de discutir a questão com diversos mestres – inclusive alguns formados em direito – decidiu-se mudar a regra, reparando o erro e assim preservando organizadores, federação e principalmente os atletas contra eventuais complicações que poderiam advir de uma luta entre um menor e um adulto. 

A partir desse evento só disputarão na categoria adultos os atletas com mais de 18 anos completos.  

Revista Lutas – A revista de Lutas do Brasil.