Início Desempenho - Dicas dos mestres Luta Turca uma das lutas mais antigas do mundo, tA�cnicas estranhas na...

Luta Turca uma das lutas mais antigas do mundo, tA�cnicas estranhas na visA?o de lutadores brasileiros.

COMPARTILHE

412246-673x479Yagli güres ,( “Luta com azeite” ou “luta de gordura” em turco), é a luta oficial e tradicional da Turquia. Consiste em uma luta onde os praticantes devam estar besuntados com azeite. Os lutadores vestem calções de couro cozidos manualmente, feitos de pele de Búfalo, (Kibets),hoje em dia já estão usando couro de vaca.

Os combates podem ser vencidos quando o lutador agarra firmemente a vestimenta de couro do oponente e o  ergue em uma posição onde a cabeça fique para baixo e as pernas em cima por alguns segundos.

412219-719x479O torneio anual Kirkpinar que acontece em Edirne na Turquia desde 1361, é a competição desportiva mais antiga do mundo, o sucesso é tanto que em anos recentes outros países como o Japão e Holanda adotaram popularmente o estilo de luta. 

images

Talvez não fique popular aqui no Brasil devido a algumas posições que os lutadores se submetem durante os combates, ainda existem muitos preconceitos relacionados a posicionamentos que possam gerar interpretações duvidosas em relação à necessidade de, por exemplo, posicionar a mão entre as nádegas do oponente para poder virá-lo de cabeça para baixo.