SHARE
Islam Makhachev foto: representação/ istagram: @islam_makhachev
Islam Makhachev foto: representação/ istagram: @islam_makhachev

O campeão peso leve Islam Makhachev irá colocar seu cinturão em jogo contra o norte americano Dustin Poirier na luta principal do UFC 302. O evento será realizado no próximo sábado, 1 de Junho, em Newark, nos Estados Unidos. Além defender o seu título pela terceira vez, o russo terá a oportunidade de superar grandes nomes como Jon Jones, Khabib Nurmagomedov, Georges St-Pierre e outros em uma estatística importante: o número de vitórias consecutivas no Octógono.

Atualmente, Makhachev possui 13 triunfos seguidos na organização e está empatado com outros cinco lutadores em terceiro lugar como o maior da história nesse quesito. Caso consiga superar Poirier, ele se isola nessa colocação, ficando atrás apenas de Kamaru Usman e Anderson Silva, que possuem 15 e 16 vitorias seguidas, respectivamente.

A sequência vitoriosa de Islam começou em 2016 após se recuperar da única derrota sofrida em sua carreira. Na ocasião o lutador foi surpreendido por um golpe de encontro do brasileiro Adriano Martins. De lá pra cá Makhachev superou todos seus adversários sendo 5 vitorias por decisão dos árbitros, 5 por finalização e 3 por nocaute, se tornando um dos campeões mais dominantes da história dos pesos leves do Ultimate.

Confira abaixo a sequência de vitórias de Islam Makhachev: 

  • UFC Hidalgo (17/9/2016) – vitória por decisão unânime sobre Chris Wade:

Em uma luta disputada majoritariamente no solo, Islam teve alguns leves perigos com Wade, mas mostrando grande força física e técnica de domínio ele conseguiu uma vitória por decisão unanime na visão dos árbitros.

  • UFC 208 (11/2/2017) – vitória por decisão unânime sobre Nik Lentz 

Lentz até tentou se defender, mas seu jogo de Wrestling não foi capaz de parar as quedas do russo. minuto apos minuto Islam colocava Nic contra o chão e o castigava com socos e cotoveladas até ter a vitória declarada.

  • UFC 220 (20/1/2018) – vitória por nocaute sobre Gleison Tibau 

Pela primeira vez enfrentando um adversário comum ao seu mentor Khabib, Islam pela primeira vez em sua carreira preferiu manter a luta em pé, e aos 1 minuto do primeiro round acertou um pelo direito no queixo do Tibau que caiu inconsciente.

  • UFC Calgary (28/7/2018) – vitória por finalização (chave de braço) sobre Kajan Johnson 

Em após 4 minutos muito disputados em pé, Islam tratou de se atirar nas pernas de Johnson não demorou muito para passar a guarda, trabalhar o ground and pound, montar e encaixar um armlock.

  • UFC São Petersburgo (20/4/2019) – vitória por decisão unânime sobre Arman Tsarukyan 

Em sua luta mais difícil, até aquele momento da carreira, Makhachev teve que literalmente se embolar com Arman em três rounds de grapling para espremer o resultado em uma decisão unanime.

  • UFC 242 (7/9/2019) – vitória por decisão unânime sobre Davi Ramos 

Na época do combate criou-se muita expectativa sobre como Islam lidaria com um grappler do nível de Davi Ramos, que é multicampeão de Jiu Jitsu. E, após 2 rounds de estudo em pé Makhachev colocou pra baixo e amassou Davi com um Ground and pound avassalador, cravando sua sexta vitória consecutiva.

  • UFC 259 (6/3/2021) – vitória por finalização (triângulo de mão) sobre Drew Dober 

Após dois rounds muitos parecidos onde Makhachev botou pra baixo nos primeiros segundos e trabalhou suas posições de dominância sem dar espaços para Dober, Islam derrubou mais uma vez no terceiro e finalizou com um incrível katagatame de dentro da meia guarda.

  • UFC Vegas 31 (17/7/2021) – vitória por finalização (mata-leão) sobre Thiago Moisés

Após mais uma apresentação dominante, Islam aplicou diversas quedas, no Brasileiro Thiago Moisés, e em uma delas chegou a caminhar carregando o lutador em seu ombro antes de arremessa-lo ao chão, pegar as costas e finalizar com um mata-leão

  • UFC 267 (30/10/2021) – vitória por finalização (kimura) sobre Dan Hooker

Primeiramente Makhachev estava escalado para enfrentar o brasileiro Rafael dos Anjos. Mas Rafael sentiu uma lesão e precisou sair do card na semana da luta. Para o seu lugar foi convocado o perigosíssimo Dan Hooker, mas na primeira oportunidade Islam grudou nas pernas, derrubou e finalizou sem dar chances.

  • UFC Vegas 49 (26/2/2022) – vitória por nocaute técnico sobre Bobby Green 

Makhachev já estava próximo dos top 5 da categoria quando Bob Green foi colocado em seu caminho. Em uma luta rápido, Green não foi capaz de aguentar o Wrestling do russo e sucumbiu ao pesado ground and pound. Vitória de Islam por nocaute técnico no primeiro round.

  • UFC 280 (22/10/2022) – vitória por finalização (triângulo de mão) sobre Charles “do Bronxs” Oliveira 

Na primeira disputa de título de Islam muito se pensava sobre a possibilidade da agressividade de Charles ser capaz de frear o bom momento do russo. Do Bronxs vinha enfileirando os grandes nomes da categoria, mas não foi capaz com Makhachev. Islam dominou Charles em todos os campos da luta e finalizou com um katagatame no segundo round após aplicar um knockdown.

  • UFC 284 (12/2/2023) – vitória por decisão unânime sobre Alexander Volkanovski

Em sua primeira defesa de título Islam foi até a Australia e travou uma verdadeira guerra na casa do adversário. Na luta mais difícil de sua carreira, Islam quase deixou a vitória escapar mas venceu por decisão unanime.

  • UFC 294 (21/10/2023) – vitória por nocaute sobre Alexander Volkanovski

Na revanche contra o australiano, Islam Makhachev apresentou um novo nível na luta em pé e no segundo minuto da luta implodiu seu adversário com um chute na cabeça.

Islam Makhachev enfrenta Dustin Poirier na luta principal do UFC 302. O evento transmitido no UFC Fightpass a partir das 19h30 (horário de Brasília).