Início Eventos / Torneios Cuidado e precisão, como as regras do MMA garantem a integridade dos...

Cuidado e precisão, como as regras do MMA garantem a integridade dos atletas e o bom espetáculo para o público

COMPARTILHE

Num mundo onde a bravura e o desafio são incentivados, é imperativo estabelecer regras e diretrizes que garantam a segurança e a integridade física de nossos valorosos gladiadores. É precisamente neste ponto que a organização e o cuidado manifestados pelos promotores de eventos de Artes Marciais Mistas (MMA) destacam-se como um pilar fundamental.

O rigor e a precisão com que se estabelecem as categorias de peso são evidências claras deste compromisso. Desde o Peso Mosca, com lutadores de 56,7 kg ou menos, até o Peso Superpesado, para aqueles que ultrapassam os 120,2 kg, há uma total compreensão de que cada grama importa. Esta atenção aos detalhes é igualmente válida para as categorias femininas, onde são contempladas divisões adicionais, como o Peso Palha (até 52,2 kg) e o Peso Átomo (até 48 kg).

No entanto, segundo explicado para a equipe da Revista Lutas, não se trata apenas de ajustar a balança. A preocupação com a segurança se estende também para o ambiente de combate, seja ele um ringue tradicional ou uma área cercada. As especificações dos espaços de luta, influenciadas pelas regras unificadas da Comissão Atlética do Estado de New Jersey e adotadas por organizações como UFC e BELLATOR, garantem uma luta justa e segura.

A área de luta é projetada com um acolchoamento especial para minimizar o impacto e potenciais lesões. O ringue deve ter dimensões específicas, cordas adequadas e postes acolchoados, garantindo a integridade dos atletas. Da mesma forma, a área cercada segue regras rígidas, com uma grade resistente que evita a queda dos lutadores e um chão igualmente acolchoado. Cada detalhe é minuciosamente planejado e executado, assegurando uma arena segura para o espetáculo de força, coragem e habilidade.

Os equipamentos de proteção para os atletas também merecem destaque. O protetor bucal e as luvas são itens obrigatórios, com pesos específicos e inspeção rigorosa. Tudo isso é parte do compromisso de fornecer aos atletas uma plataforma para alavancar e demonstrar seu talento, respeitando sua segurança e bem-estar.

É este o universo do MMA no Brasil e no mundo. Um lugar onde a paixão, a intensidade e o compromisso são combinados com um alto nível de organização e atenção ao detalhe.

Graças ao cuidado incansável e fiscalizações rigorosas dos promotores de eventos, os atletas podem se concentrar em sua preparação e luta, enquanto o público pode desfrutar de um esporte emocionante, seguro e bem organizado.

Cuidado e empenho garantem que, mesmo nos combates mais intensos, a segurança nunca é deixada de lado. No final das contas, não se trata apenas de lutar, mas de lutar com integridade, respeito e, acima de tudo, segurança.

PESOS E CATEGORIAS PARA ARTES MARCIAIS MISTAS (MMA)
Regras, especificações e medidas da Área de LUTAS e equipamentos de proteção de uso obrigatório .

CATEGORIAS de PESO do MMA

PESO em Kg

Peso em Libras

Peso Mosca (Flyweight) 56.7 kg ou menos 125 Lbs
Peso Galo (Bantamweight) de 56.7 kg até 61.2 kg 135 Lbs
Peso Pena (Featherweight) de 61.2 kg até 65.7 kg 145 Lbs
Peso Leve (Lightweight) de 65.7 kg até 70.3 kg 155 Lbs
Peso Meio-médio (Welterweight) de 70.3 kg até 77.1 kg 170 Lbs
Peso Médio (Middleweight) de 77.1 kg até 83.9 kg 185 Lbs
Peso Meio-Pesado (Light Heavyweight) de 83.9 kg até 92.9 kg 205 Lbs
Peso Pesado (Heavyweight) de 92.9 kg até 120.2 kg 255 Lbs
Peso Superpesado (Super Heavyweight) mais de 120.2 kg

As categorias de peso do UFC, listadas acima, são as mais aceitas para prática do MMA no BRASIL.

Às categorias femininas, além da tabela acima, acrescenta-se as seguintes categorias:

  • Peso Palha(Strawweight) – até 52,2 kg /115lb (MMA Feminino)
  • Peso Átomo(Flyweight) – até 48 kg / 105.8 lb (IFC – MMA Feminino)

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA A ÁREA DE LUTA

As regras do MMA no Brasil mais utilizadas são as também usadas pelo UFC e BELLATOR. São as chamadas regras unificadas organizadas pela Comissão Atlética do Estado de New Jersey

As regras e especificações utilizadas pelo UFC acabam sendo as mais aceitas para as demais organizações. As lutas de artes marciais mistas podem ocorrer em um ringue ou área cercada. Os dois espaços devem ser preparados para oferecer a maior segurança possível para os atletas. A write my essay apresenta abaixo as principais especificações exigidas e utilizadas para as áreas de combate de Mixed Martial Arts no BRASIL

Especificações do RINGUE para MMA

  1. –   O ringue não pode ser menor do que 6.1 metros e maior do que 9.75 metros de cada lado na parte interna, dentro da área das cordas.
  2. Os corners terão as cores vermelho e azul, em lados opostos.
  3. O piso do ringue tem que ultrapassar em pelo menos 18 polegadas (45 cm) além das cordas. O chão do ringue tem que ser acolchoado com ensolite ou material com mesma textura,  chamado espuma de células fechadas, sobreposto com um camada de pelo menos 1 polegada (2.5 cm) de acolchoado de espuma. Essa camada deve se estender até o final da plataforma.
  4. A plataforma do RINGUE não poderá ficar acima de 1.2 metros do nível do chão no local.
  5. Os postes que prendem as cordas do ringue devem ser feitos de aço e não poderão possuir mais do que 3 polegadas de diâmetro. Devem ser acolchoados de forma apropriada e aprovada pela Comissão, e ficar pelo menos a uma distância de 18 polegadas (45.7 cm) das cordas do ringue.
  6. Deve existir pelo menos 5 cordas no ringue, com não menos de 1 polegada
  7. (2.5 cm) de diâmetro cada uma, envolvidas por um material macio. A corda mais baixa tem que estar a 30 centímetros do piso do ringue.

Especificações da ÁREA CERCADA para MMA

  1. A área cercada pode ser circular ou ter no mínimo 6 lados iguais. O padrão usado pelo UFC utiliza oito lados de aproximadamente 4 metros cada. A área cercada terá no máximo 9.75 metros de diâmetro.
  2. O piso da área cercada deve ultrapassar a grade. O chão tem que ser acolchoado com ensolite ou material com mesma textura,  chamado espuma de células fechadas, sobreposto com um camada de pelo menos 1 polegada (2.5 cm) de acolchoado de espuma. Essa camada deve se estender até o final da plataforma.
  3. A plataforma da área cercada não deve ficar a mais de 1 metro acima do chão do  local e deve ter degraus adequados para o uso dos competidores e arbitragem.
  4. Os postes do gradeamento devem ser feitos de aço e acolchoados de forma apropriada e aprovada pela Comissão.
  5. A grade usada tem que ser feita com um material resistente, que possa impedir um lutador desarmado de cair fora do local de combate ou ser atirado propositalmente pelo oponente.
  6. Qualquer parte de metal do gradeamento da área cercada deve ser coberta e acolchoada e não pode ser abrasiva ou soltar ferpas.
  7. A área cercada obrigatoriamente deve ter duas entradas.

Equipamentos de PROTEÇÃO PARA O ATLETA

  1. PROTETOR BUCAL– É obrigatório o uso de protetor bucal para TODOS os lutadores. A utilização será verificada  inspecionada pelo profissional de saúde responsável pelo evento. Se o protetor cair durante a luta, o árbitro terá que pedir tempo e introduzí-lo na boca do lutador destituído do equipamento.
  2. LUVAS – É obrigatório a utilização das luvas. As mesmas devem pesar no mínimo 4 onças (113 g) e não devem pesar mais de 6 onças (170 gramas). Contudo, pesos maiores podem ser admitidos em caso de luvas de tamanho maior.

 

Revista Lutas – A revista da Luta no Brasil