Início Homenagens, aniversários, cartas de leitores O grande Samurai da Baixada Fluminense

O grande Samurai da Baixada Fluminense

COMPARTILHE

O grande Samurai da Baixada 

Extremamente discreto, nosso samurai, morador da cidade de Nova Iguaçú, como um verdadeiro guerreiro de nobre linhagem a que pertencia, procurava manter-se reservado, incógnito sobre suas incomuns habilidades de lutador de artes marciais. Na juventude participou de algumas lutas de vale-tudo e ajudou a compor o lendário esquadrão que deu a vitória aos Faddas na disputa contra os alunos de Hélio Gracie.

O Grande-Mestre Wander Ferreira de Almeida, discípulo direto de nada menos que Takeshi Ueda, um dos introdutores do judô no RJ e do lendário Mestre Oswaldo Fadda no Jiu-Jitsu, nasceu em 20 de abril de 1935 na Ilha dos Pombos em MG, era casado com a Sra Maria da Conceição e com a mesma tinha dois filhos, Paulo Elias de Almeida também já falecido e Sandra Helena de Almeida Araújo.

O mestre residiu de forma discreta por 69 anos no Bairro de Morro agudo e veio a falecer aos 83 anos em 30 de dezembro de 2018. Mestre Wander era sempre requisitado para fazer serviços de guarda-costas dos famosos da época, trabalhou um período na extinta TV Tupi e chegou a ser convidado pelo também lutador de jiu-jitsu e vale-tudo Jorge Faria Machado (Diabo Loiro) para participar de lutas no canal 9 TV continental.

Wander fazendo segurança particular de Chico Anisio

Em entrevista, ouvimos da boca do também Grande Mestre, Wilson Mattos, que considerou uma grande honra já ter treinado e convivido com mestre Wander, que para ele é um dos nomes que nunca sairão do grande rol de precursores das artes marciais no país. 

No dia 7 de julho durante o evento Samurai Kombat será feita uma homenagem a este grande herói que se foi em 30 de dezembro de 2018 e que a muitos alunos formou tanto no Judô como no Jiu-jitsu na Cidade de Nova Iguaçu.

Julio Machado / Revista Lutas