Início Desempenho - Dicas dos mestres Dambe a Arte Marcial Nigeriana.

Dambe a Arte Marcial Nigeriana.

COMPARTILHE

No passado está luta foi utilizada como parte de rituais em períodos de colheitas em aldeias no interior do País onde membros de castas diferentes se enfrentavam, geralmente a casta de açougueiros contra lavradores, mas com o decorrer do tempo e o grande numero de guerras entre clãs e mesmo disputas políticas que geraram várias guerras civis, a Dambe passou a ser praticada como treinamento base para os guerreiros em combate.dambe a arte - luta da nigeria

Nos combates, que são divididos em três ronds, não há luvas para proteger dos contatos, apenas um dos braços que  é chamado de “lança” e é envolvido por uma corda.

A mão livre é chamada de “escudo”, que deve ser usada para bloquear as investidas do oponente, e também tem o objetivo de derrubar o adversário.

eeed9ad9ac3bb3a2d1c75aab1cc09bff

Dentro da arena, os oponentes andam em círculos, encarando e estudando o adversário.

Ao redor da arena o público vibra ao som de tambores, que ditam o ritmo dos movimentos.

É assim que tem início uma luta de Dambe, que é uma forma tradicional de boxe praticada em países do continente africano.

As regras muitas das vezes são mudadas de acordo com a região e podem ser usados chutes.

Dentro de círculos ou anéis eles fazem de suas disputas verdadeiras festas regionais, sempre com grande participação do público local.

download luta nigeriaTradicional ou moderna, música percussiva e cantos precedem os ataques. A música e cânticos estão associados a ambos os grupos e indivíduos, e servem para chamar pugilistas para o anel, insultar os adversários, e incentivar a participação do público. O principal golpe e objetivo é o soco limpo que possa derrubar o oponente.

Revista Lutas – A Revista de Artes Marciais do Brasil