Dambe a Arte Marcial Nigeriana: rápida, eficaz

No passado está luta foi utilizada como parte de rituais em períodos de colheitas em aldeias no interior do País onde membros de castas diferentes se enfrentavam, geralmente a casta de açougueiros contra lavradores, mas com o decorrer do tempo e o grande numero de guerras entre clãs e mesmo disputas políticas que geraram várias guerras civis, a Dambe passou a ser praticada como treinamento base para os guerreiros em combate.dambe a arte - luta da nigeria

Nos combates, que são divididos em três ronds, não há luvas para proteger dos contatos, apenas um dos braços que  é chamado de “lança” e é envolvido por uma corda.

A mão livre é chamada de “escudo”, que deve ser usada para bloquear as investidas do oponente, e também tem o objetivo de derrubar o adversário.

eeed9ad9ac3bb3a2d1c75aab1cc09bff

Dentro da arena, os oponentes andam em círculos, encarando e estudando o adversário. Ao redor da arena o público vibra ao som de tambores, que ditam o ritmo dos movimentos.

É assim que tem início uma luta de Dambe, que é uma forma tradicional de boxe praticada em países do continente africano. As regras muitas das vezes são mudadas de acordo com a região e podem ser usados chutes. Dentro de círculos ou anéis eles fazem de suas disputas verdadeiras festas regionais, sempre com grande participação do público local.

Um dos golpes mais conhecidos do DAMBE é o soco martelo, ou Golpe “Martelo”, técnica comum no Dambe, onde o lutador ataca o oponente com a lateral do punho, como se estivesse desferindo um golpe de martelo. No MMA, essa técnica é adaptada como o hammerfist, utilizado principalmente em situações de grappling, quando o lutador está no solo e busca golpes contundentes de cima para baixo, ou em situações de clinch onde é possível desferir golpes curtos e extremamente poderosos.

Jerry Chiemeke, que escreve para o site nigeriano afrocritik.com, diz que o esporte na Nigéria é conhecido como  Kokawa, e que se trata de uma espécie diferente de boxe historicamente associada ao povo Hausa.

A tradição é dominada por grupos de castas de açougueiros Hausa, e ao longo do último século evoluiu de clãs de açougueiros viajando para vilas agrícolas na época da colheita, integrando um desafio de luta pelos forasteiros ao entretenimento do festival da colheita local. Também era tradicionalmente praticado como uma forma de os homens se prepararem para a guerra“, narra o articulista.

download luta nigeriaTradicional ou moderna, música percussiva e cantos precedem os ataques. A música e cânticos estão associados a ambos os grupos e indivíduos, e servem para chamar pugilistas para o anel, insultar os adversários, e incentivar a participação do público. O principal golpe e objetivo é o soco limpo que possa derrubar o oponente.

Revista Lutas – A Revista de Artes Marciais do Brasil