No dia 3 de maio o Ultimate Fight championship (UFC) realizou uma campanha social na pesagem cerimonial da edição 301 da organização, que foi realizada no Rio de Janeiro no último sábado. Na ação, os fãs de MMA puderam trocar 1Kg de alimento em troca do ingresso para a pesagem, onde os lutadores sobem na balança para conferir o peso e fazer as tradicionais encaradas da véspera das lutas.
A princípio, os alimentos que foram arrecadados iriam para 12 instituições do Rio de Janeiro. As organizações, inclusive, participaram do evento na sexta-feira e os representantes foram chamados para subir ao palco. São eles: Instituto Irmãos Nogueira, Usina de Campeões, Nocaute com Cristo, Escola de Lutas José Aldo, Instituto Faixa Preta de Jesus, Instituto Reação, Nação Kids Fight Team, Setor Cristo Sustentável do Santuário Cristo Redentor, RioInclui, Projeto Social Meninos do Boxe, Projeto Ecoar e RioSolidario. Porém, de ultima hora, o UFC fez uma mudança na campanha e o material recebido irá ser destinado a para Canoas, um dos municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O estado que vive uma de suas piores tragédias climáticas. A chuva que persistiu há pelo menos uma semana colocou o estado inteiro em situação de calamidade e, consequentemente, necessitado de ajuda externa.
“O UFC realiza campanhas sociais para as pesagens em todos os eventos no Brasil desde 2014, e já arrecadamos mais de 87 toneladas de alimentos nestes 10 anos Em conversas neste fim de semana com as instituições sociais que seriam atendidas no UFC 301, chegamos à conclusão de que era urgente ajudarmos o Sul e, juntos, decidimos fazer essa mudança na campanha da pesagem. Esperamos que essa atitude inspire também nossos fãs a doar e ajudar como possível as famílias atingidas por essa tragédia”, contou Eduardo Galetti, Vice-presidente Sênior do UFC na América Latina, lembrando que a iniciativa foi decidida em conjunto com as organizações que seriam contempladas.
Outro evento que também mostrou solidariedade as vítimas das chuvas foi o LFA (Legacy Fighting Alliance), que anunciou a doação dos mantimentos, frutos da ação de ingresso solidário, na qual os fãs trocaram alimentos por ingressos para assistir a 183ª edição do evento realizada também no último final de semana, no Rio de Janeiro.
“Estamos acostumados a promover grandes lutas de MMA, mas o momento agora é de travar uma luta essencial, que é a favor da vida dos sobreviventes das enchentes no Rio Grande do Sul. É uma luta que todo mundo pode participar. Vamos ajudar quem precisa”, destacou Rafael Feijão, presidente do LFA na América do Sul, incentivando mais pessoas a entrarem nessa luta.
Seguindo a mesma linha, um grupo com vários nomes conhecidos do MMA brasileiro se mobilizou para reunir forças e ajudar as vítimas da catástrofe. Juntos, os lutadores criaram um perfil nas redes sociais chamado “@nalutapelors” onde estão divulgando postos de doação, seminários e workshops beneficentes. A ação foi encabeçada por nomes como Charles do Bronx, Glover Teixeira, Wanderlei Silva, Junior Cigano, Antônio Cara de Sapato, Roger Gracie, Rogério Minotouro e Pedro Rizzo.
Um dos eventos divulgados pelos atletas será nesse sábado, 11 de maio, e acontecerá na Upper Arena, no Flamengo Rio de Janeiro, reunindo grandes ícones dos esportes de combate como José Aldo, Leonardo Santos, Flávio Canto, Juliana Velasquez e Rogério Minotouro, além de professores de diversas modalidades de luta. A entrada custará apenas uma cesta básica.
No mesmo dia haverá um outro seminário, esse em Signal Hill, na Califórnia, nos Estados Unidos. Nele estará presente o multicampeão de Jiu-Jitsu Marcus Buchecha e vários professores. A entrada custará entre 20 e 50 dólares.
Outro que que também ajudou foi campeão dos meio-pesados (categoria até 93kg.) do UFC, Alex “Poatan”. “Poatan se sensibilizou e, movido pela dor das vítimas e pela urgência em auxiliar os necessitados. O lutador doou uma alta quantia de seus próprios recursos para auxiliar na reconstrução do estado.
“Recentemente fiz uma doação de 100 mil dólares (cerca de 507 mil reais) para as pessoas que precisam de alimento. E agora, vou doar mais 20 mil (cerca de 101 mil reais) para o Sul e para essa tragédia que aconteceu lá”. Revelou Alex “Poatan” em entrevista ao “MMA Hoje”.
Apesar da alta quantia, o gesto do campeão não se limita apenas à quantidade substancial doada. Pereira também se posicionou como um porta-voz da esperança, incentivando o público a se unir à causa e contribuir de acordo com suas possibilidades.
“Muitas pessoas as vezes não doam com medo. Mas só façam a doação. Eu falava que não sabia que iria para lá, mas sua parte você fez. Faz sua parte que Deus está vendo” incentivou Alex.
O Governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro, facilitando a contribuição da população. O dinheiro doado irá para “SOS Rio Grande do Sul”. A conta bancária que pode direcionara os recursos para o apoio humanitário às vítimas e à reconstrução da infraestrutura das cidades afetadas.
FAÇA COMO NOSSOS CAMPEÕES
Doe qualquer quantia para ajudar as vítimas dessa catástrofe:
Chave Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Nome da conta: SOS Rio Grande do Sul