MAIOR LUTA DE TODOS OS TEMPOS | Na última sexta-feira (3), o campeão dos pesos pesados do UFC, Jon “Bones” Jones, movimentou o mundo das lutas ao demonstrar interesse em enfrentar o brasileiro Alex “Poatan” Pereira, campeão dos meio-pesados.
Na luta principal do UFC 300, Alex Pereira nocauteou o americano Jamahal Hill e defendeu seu título na categoria até 93kg. Na entrevista pós-luta, o brasileiro revelou sua vontade de subir de categoria e tentar a sorte nos pesos pesados. Algumas semanas se passaram e, quando parecia que as coisas não iam para frente, Jones, que é o campeão dos pesados, recordista de defesas de título nos meio-pesados e considerado por muitos o GOAT do MMA, de forma inesperada usou o “X” (antigo Twitter) para sugerir uma luta contra “Poatan”.
“Se Alex se tornasse o campeão da divisão dos pesos-pesados, vocês o considerariam o GOAT? Essa luta, após Stipe, pode ser o próximo grande movimento que eu poderia fazer. Ele já venceu tantos campeões e já é considerado uma lenda. É a maior luta que o UFC poderia fazer. Deem a Alex a chance de vingar os grandes campeões brasileiros que eu venci”, escreveu Jones, que já venceu 4 ex-campeões brasileiros, incluindo o principal treinador de Alex, Glover Teixeira.
“Seria gigantesco. Um cara com a chance de ser campeão em três categorias, um duelo entre um GOAT e o verdadeiro GOAT. Seria a maior luta de MMA da história. Não existe nenhuma luta que gere uma movimentação de dinheiro como essa”, continuou Jones, lembrando o fato de que Pereira pode se tornar o único lutador a conquistar cinturões em 3 categorias diferentes do Ultimate.
Tom Aspinall, que é detentor do título interino, primeiro colocado do ranking da categoria e em teoria seria o próximo da fila para disputar o título contra Jon Jones, não gostou e, em entrevista à ‘TNT Sports’, disse que só irá falar sobre Jones quando seu nome estiver no contrato oferecido a ele.
“Se tivermos o velho Jon Jones assinando algum dia o contrato com meu nome no outro lado do contrato, eu irei falar tudo sobre ele durante horas. Nesse momento, o cara está jogando jogos novamente. Tentando convencer o público sobre o que ele quer e o que ele não quer, o que ele faz bem, muito bem”, disse Aspinall, alegando que Jon Jones tentou usar o público a seu favor.
Já “Poatan”, pregou respeito e cautela sobre o assunto. Em uma sessão de perguntas e respostas com os fãs no sábado (4), Alex superluta com Jon Jones, Alex não afirmou nada, mas também não a descartou. De acordo com o brasileiro, tudo depende da vontade do Ultimate, já que sua função não é escolher combates e sim entrar em ação.
“É um pouco difícil de responder, porque não depende de mim. Esse é o meu trabalho: lutar. Acho que, agora, depende da organização, dar uma resposta para todo mundo e ver o que acontece”, declarou o brasileiro.
Por outro lado, o empresário de Alex, Jorge Guimarães, se mostrou otimista sobre o possível confronto:
“O Jon Jones ia tentar botar o Poatan para baixo logo no início. Não ia nem arriscar. Ele também é um cara muito inteligente, mas na atual conjuntura, essa luta pro Jon Jones seria muito difícil. Não o vejo se dando bem com o Alex. Acho que o Alex ia chocar o mundo”, declarou Jorge em entrevista ao Portal Vale-Tudo.
Vale lembrar que Jon Jones já possui luta marcada, ainda sem data anunciada, contra o 5° do ranking Stipe Miocic. Já Alex “Poatan”, antes das declarações de Jones, havia revelado que estava em negociações para defender seu título contra Jiri Prochazka ou Magomed Ankalaev.