Início Taekwondo Mundial de Taekwondo: Ícaro Miguel lidera Ranking

Mundial de Taekwondo: Ícaro Miguel lidera Ranking

COMPARTILHE

Rio de Janeiro – Classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Ícaro Miguel Martins Soares assumiu a liderança do ranking mundial da categoria até 87 quilos e tornou-se o primeiro atleta masculino do Brasil a liderar o ranking da Federação Internacional – World Taekwondo. Vice campeão mundial e dos Jogos Pan-Americanos, Ícaro alcançou o topo da categoria com 247,90 pontos, na atualização deste mês de abril.

– Sempre afirmei que seria um dos melhores do mundo e me tornaria campeão Olímpico, então sabia que ser número do um do ranking faria parte desse processo, desde sempre acredito e via que era possível – comentou Ícaro Miguel, de 24 anos.

Nascido em Minas Gerais, Ícaro começou a temporada de 2020 na terceira colocação do ranking mundial na categoria até 87 kg, com 198,48 pontos. Em março, com os pontos dos títulos do aberto de Fujairah e da Suécia, além do bronze no President’s Cup o brasileiro alcançou a segunda posição e viu um de seus objetivos iniciais cada vez mais próximo.

– Isso se tornou palpável em 2018 quando em uma crescente e terminei a temporada em 11ª e naquele momento vi que era possível e que estava próximo. Logo em seguida veio o vice-campeonato mundial e fui para 3º colado no ranking, então era algo muito real e que em 2020 conseguiria chegar. Acreditava que viria depois do Campeonato Pan-Americano, porque existia uma diferença considerável, mas consegui ter no início desse ano uma boa soma de pontos, e o primeiro colocado acabou perdendo uns pontos e eu consegui passar ele por “algumas migalhinhas de pontos” – analisou Ícaro.

A atual liderança tem diferença de menos de um pontos, já que o russo Vladislav Larin soma 247,50 pontos, contra 247,90 de Ícaro. Na terceira colocação está o alemão Alexander Bachmann, com 186,22.

– Esse feito me traz muita confiança para os Jogos Olímpicos. Chegar lá como o melhor do mundo faz total diferença e me motiva ainda mais. Acredite em você. Aqui eu te provo que tudo é possível. O Brasil pode ter plenas condições de ter vários atletas melhores do mundo. Agradeço ao Time Brasil e CBTKD por todo suporte e a minha equipe, São Caetano do Sul – destacou Ícaro Miguel.

Ícaro conquistou a vaga Olímpica na categoria até 80 quilos e é o atual quarto colocado, com 304.91 pontos no ranking Olímpico.

Edival Pontos, Netinho que conquistou a vaga da categoria até 68 quilos é o atual 6º colocado no ranking Olímpico da categoria, com 299,36 pontos. No ranking mundial, Netinho também está na 6ª colocação, com 243.64 pontos.

Com a única vaga feminino do Brasil, Milena Totoneli está na 11ª colocação no ranking Olímpico, com 245.97, e na 8ª posição no ranking mundial, com 262.89, ambos resultados na categoria até 67 quilos.

Confirmando mais uma vez o crescimento a nível mundial do Taekwondo brasileiro, no ranking Olímpico deste mês de abril o Brasil ainda conta com Maicon Andrade na 10ª colocação, na categoria acima de 87 quilos, com 251.34 pontos, e Talisca Reis também na 10ª colocação, da categoria até 49 quilos, com 238.30 pontos.

Na categorias não Olímpica Paulo Ricardo Melo está na segunda colocação, com 157.41 pontos no ranking mundial, entre atletas com até 54 quilos, e Caroline Santos é atual quarta colocada da categoria até 62 quilos, com 144.10 pontos.

O ranking Olímpico segue as categorias de peso disputadas nos Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos: M -58kg, M -68kg, M -80kg, M +80kg, F -49kg, F -57kg, F -67kg e F +67kg.

O Ranking Mundial da WT teve início em 2009 e logo no primeiro ano Natália Falavigna liderou a categoria acima de 73 quilos nos meses iniciais da temporada 2009.

MARIANA DE SÁ  

Assessora de Comunicação 

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TAEKWONDO – CBTKD                       


Por: SOUZAFC