Início Eventos / Torneios RJ – ServiA�o de SeguranA�a em eventos de LUTAS / Como deve...

RJ – ServiA�o de SeguranA�a em eventos de LUTAS / Como deve ser feita a seguranA�a, como resolver isso?

COMPARTILHE

SeguranA�a em eventos de LUTAS a�� Como resolver isso?

Quem organiza um grande evento de lutas, como campeonatos de JIU-JITSU ou MMA, tem uma infinidade de questA�es para resolver. Os detalhes relacionados A� tabela de categorias e pesos e fechamento do CARD, no caso do MMA, sA?o problemas que em alguns casos sA? sA?o resolvidos no prA?prioA�dia do evento. Bar, iluminaA�A?o eA�cobertura fotogrA?fica sA?o outras questA�es que tomam o tempo do organizador atA� os A?ltimos minutos.

Em todos os locais onde hA? aglomeraA�A?o de pessoas hA? necessidade de um esquema de seguranA�a. Em um evento de lutas hA? de se pensar tambA�m na rivalidade entre equipes e respectivas torcidas. O organizador deve estar despreocupado no que diz respeito a assuntos ligados A� esse tema.

A� possA�vel ter 100% de certeza de que o seu evento de lutas ocorrerA? sem qualquer incidente ou acidente? NA?o, isso A� impossA�vel na medida em que se trabalha com seres humanos, que sA?o e sempre serA?o imprevisA�veis. Contudo, A� possA�vel minimizar bastante as possibilidades de que ocorram problemas. Para isso o staff de seguranA�a deve ser experiente e organizado para que possam agir de forma adequada caso fatos inesperados aconteA�am.

Jamais deve se a�?nomeara�? de A?ltima hora umaA�equipe de seguranA�a formadaA�de alunos da prA?pria academia ou comA�conhecidos ligados A� seguranA�a pA?blica.

Entre as funA�A�es do Staff de seguranA�a estA?o

Avaliar o local e pA?blico. Capacidade do local, infra-estrutura, acessos, saA�das de emergA?ncia, escadas, itens de seguranA�a contra incA?ndio e histA?rico de ocorrA?ncias. A� importante conhecer as caracterA�sticas do pA?blico. Faixa etA?ria, bairros de onde vA?m, se pertence a torcida A ou B, se tA?m histA?rico de brigas etc.

Garantir a A�integridade do pA?blico. A entrada e saA�da do pA?blico, com revista pessoal, deve ser monitorada, com o direcionamento rA?pido para os diversos setores onde cada um serA? alocado, de acordo com a categoria de ingresso, VIP, arquibancada etc.

Garantir a integridade dos atletas. Informar os atletas sob o horA?rio de suas lutas, isolar os atletas do pA?blico e garantir que antes e apA?s as lutas os mesmos tenham trA?nsito tranquilo atA� os vestiA?rios.

Garantir que nada tome o lugar das lutas como atraA�A?o principal. Nenhuma intriga, discussA?o ou confusA?o na alocaA�A?o do pA?blico nos diversos setores pode atrair a atenA�A?o das pessoas. O ringue, tatame ou octA?gono deve ser o centro das atenA�A�es.

Garantir o acesso A�s saA�das de emergA?ncia e equipamentos de seguranA�a. Os membros da equipe de seguranA�a tA?m como funA�A?o garantir que os canais de escape e acesso A� extintores e mangueiras de incA?ndio estejam sempre livres de obstA?culos. Uma diretriz prA�-estabelecida para acesso A� ambulA?ncia e garantir que seu deslocamento esteja livre no estacionamento tambA�m estA? entre as funA�A�es do staff de seguranA�a.

Garantir a seguranA�a das A?reas comuns. Banheiros, bar e outras A?reas comuns devem estar sob constante observaA�A?o evitando vandalismo e venda clandestina de qualquer tipo de material.

Recentemente a Revista Lutas acompanhou um evento de MMA ocorrido em Nova IguaA�A?. Equipe de seguranA�a extremamente responsA?vel e A?gil. Recomendamos. Nota 10. Dados do staff de seguranA�a abaixo.

Revista Lutas a�� A Revista de LUTAS do Brasil

(Publitexto elaborado por Robson A.DSilva – MilitarA�- A�SociA?logo – A�Especialista – Revista Lutas)