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RJ – Serviço de Segurança em eventos de LUTAS / Como deve ser feita a segurança, como resolver isso?

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Segurança em eventos de LUTAS – Como resolver isso?

Quem organiza um grande evento de lutas, como campeonatos de JIU-JITSU ou MMA, tem uma infinidade de questões para resolver. Os detalhes relacionados à tabela de categorias e pesos e fechamento do CARD, no caso do MMA, são problemas que em alguns casos só são resolvidos no próprio dia do evento. Bar, iluminação e cobertura fotográfica são outras questões que tomam o tempo do organizador até os últimos minutos.

Em todos os locais onde há aglomeração de pessoas há necessidade de um esquema de segurança. Em um evento de lutas há de se pensar também na rivalidade entre equipes e respectivas torcidas. O organizador deve estar despreocupado no que diz respeito a assuntos ligados à esse tema.

É possível ter 100% de certeza de que o seu evento de lutas ocorrerá sem qualquer incidente ou acidente? Não, isso é impossível na medida em que se trabalha com seres humanos, que são e sempre serão imprevisíveis. Contudo, é possível minimizar bastante as possibilidades de que ocorram problemas. Para isso o staff de segurança deve ser experiente e organizado para que possam agir de forma adequada caso fatos inesperados aconteçam.

Jamais deve se “nomear” de última hora uma equipe de segurança formada de alunos da própria academia ou com conhecidos ligados à segurança pública.

Entre as funções do Staff de segurança estão

Avaliar o local e público. Capacidade do local, infra-estrutura, acessos, saídas de emergência, escadas, itens de segurança contra incêndio e histórico de ocorrências. É importante conhecer as características do público. Faixa etária, bairros de onde vêm, se pertence a torcida A ou B, se têm histórico de brigas etc.

Garantir a  integridade do público. A entrada e saída do público, com revista pessoal, deve ser monitorada, com o direcionamento rápido para os diversos setores onde cada um será alocado, de acordo com a categoria de ingresso, VIP, arquibancada etc.

Garantir a integridade dos atletas. Informar os atletas sob o horário de suas lutas, isolar os atletas do público e garantir que antes e após as lutas os mesmos tenham trânsito tranquilo até os vestiários.

Garantir que nada tome o lugar das lutas como atração principal. Nenhuma intriga, discussão ou confusão na alocação do público nos diversos setores pode atrair a atenção das pessoas. O ringue, tatame ou octógono deve ser o centro das atenções.

Garantir o acesso às saídas de emergência e equipamentos de segurança. Os membros da equipe de segurança têm como função garantir que os canais de escape e acesso à extintores e mangueiras de incêndio estejam sempre livres de obstáculos. Uma diretriz pré-estabelecida para acesso à ambulância e garantir que seu deslocamento esteja livre no estacionamento também está entre as funções do staff de segurança.

Garantir a segurança das áreas comuns. Banheiros, bar e outras áreas comuns devem estar sob constante observação evitando vandalismo e venda clandestina de qualquer tipo de material.

Recentemente a Revista Lutas acompanhou um evento de MMA ocorrido em Nova Iguaçú. Equipe de segurança extremamente responsável e ágil. Recomendamos. Nota 10. Dados do staff de segurança abaixo.

Revista Lutas – A Revista de LUTAS do Brasil

(Publitexto elaborado por Robson A.DSilva – Militar –  Sociólogo –  Especialista – Revista Lutas)

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