Início Desempenho - Dicas dos mestres Tabela de pesos para Jiu-jitsu – CBJJ – Entenda isso.

Tabela de pesos para Jiu-jitsu – CBJJ – Entenda isso.

COMPARTILHE

As tabelas de peso para competições de JIU-JITSU costumam dificultar bastante as inscrições para novatos e pais de alunos que, por falta de conhecimento das regras, mesmo observando atentamente a tabela não conseguem identificar qual a exata categoria onde os atletas devem ser enquadrados.

Nas décadas 60 e 70, quando o jiu-jitsu ainda era regulado pela federação de pugilismo, eram normais as diferentes maneiras de interpretações e até o final dos anos 90 ainda se pesava no dia anterior e sem quimono para as competições da CBJJ, como normalmente se faz no Boxe e MMA.

Com os avanços na evolução dos quimonos, que passaram a ter maior resistência e conseqüentemente maior peso e a criação de novas ligas e federações, aconteceram algumas mudanças.

yvone_campea_carioca_de_1985_no_peso_e_absoluto

1° Campeonato Brasileiro Femenino em Ipanema 1985.

As tabelas atuais contam com algumas diferenças importantes em relação ao passado. Do juvenil (16-17 anos) aos sêniors, constam dois tipos de pesos, um sem quimono, utilizado para competições de NO-GI, (competição usando bermuda e lycra) e outro designado para pesagem com quimono trançado.

Microsoft Word - TABELA-PESO-OFICIAL-5-cbjjJá na parte que enquadra os atletas de infanto-juvenil para baixo, são apresentados três diferentes pesos. O primeiro peso é para lutas sem quimonos, o segundo peso é para atletas utilizando quimonos feitos de tecido lisos (mais leves) e o terceiro peso designa os atletas com quimonos trançados.

Qualificação por idade

Todos os órgãos atualmente consideram a idade contada no ano vigente, sem considerar dia e mês de nascimento. Ex: Se o atleta nasceu dia 30-12-1998 ele completa 18 anos em 30 de dezembro de 2016. Portanto, a partir do dia 1° de janeiro de 2016 já é considerado como sendo adulto e estará çutando na categoria adulta, mesmo sabendo-se que ainda falta praticamente um ano para que o mesmo complete 18 anos. Para alguns isso pode ir de encontro à Constituição Federal de 1988, que só reconhece como adulto os jovens a partir dos 18 anos completos.

Instruções

Para simplificar aconselhamos fazer a conta da idade pelo ano atual, diminuído pelo ano da data de nascimento do atleta. Ex: Um atleta que nasceu em 1970. O cálculo é 2016 – 1970= 46 anos. Mesmo que ainda não tenha completado a idade.

Caso a idade seja menor que 16 anos, verifique o quimono a ser usado pelo atleta. Se for o trançado, utilize o ultimo peso como referência, se for liso, o peso do meio e se for competição sem quimono (NO-GI) utilize o primeiro peso.

Atenção. Não confundir o limite final de uma categoria (peso com quimono), com o inicio da categoria seguinte, peso sem quimono.

OBS: Na categoria pesadissimo, por não haver limite do peso, só consta o limite de peso do atleta sem quimono, este geralmente é sempre inferior ao peso do atleta de quimono da categoria anterior (super-pesado).

Robson A.DSilva – Revista Lutas – http://revistalutas.com.br