Início Para atletismo Judocas surdos do Rio conquistam medalhas na Surdolimpíada Nacional

Judocas surdos do Rio conquistam medalhas na Surdolimpíada Nacional

COMPARTILHE

Judocas surdos da AVD brilham na Surdolimpíada Nacional

Os surdosatletas Adalberto Trigueiro, ouro na categoria Meio-Leve (-66kg) foi prata e Marcos Paulo conquistou um ouro e uma prata, na categoria Meio-Pesado (-100kg) e no Open (absoluto) respectivamente.

A Surdolimpíada Nacional foi realizada em São José dos Campos – SP e o judô foi disputado no dia seis de dezembro de 2021, visando a preparação para os Jogos Surdolímpicos dos Surdos (Deaflympics) em 2022 no Brasil.

Adalberto após dois anos parado, hoje com 36 anos, havia pendurado o “kimono”, mas resolveu retornar para buscar uma vaga na Surdolimpíada que será disputada em seu país, não desapontou. Mesmo perdendo a final, por pouco não venceu seu oponente com menos de 30s quando aplicou um belíssimo Seoi-nage. Adalberto é multicampeão, mais de 200 medalhas, sendo 90% conquistadas em competições convencionais. Suas principais conquistas somada a de hoje são: Bi Campeão Brasileiro, Bi Campeão da Copa Brasil de Lutas dos Surdos, 7º no Surdolímpico de Taipei 2009, medalhista no Mundial da Venezuela (prata e dois bronzes) em 2012 e Sul-Americano em 2014.

Marcos Paulo também bastante desestimulado pela falta de apoio, estava parado há mais tempo, e retornou por querer disputar sua primeira Surdolimpíada e em seu país. Marcos tem quase 50 medalhas, sendo a maioria conquistada contra os ouvintes. Foi medalhista no Mundial da Venezuela, um bronze por Equipes. No ano de 2019 disputou a Surdolimpíada Nacional em Minas Gerais, conquistando ouro na categoria -81kg e no Open foi bronze.

A AVD vem retomando aos poucos os treinos, visando a preparação e vaga para dos seus seis surdosatletas na Surdolimpíada de 2022 no Rio Grande do Sul. A AVD é pioneira no país com o Judô para Surdos, através do seu fundador e professor Eduardo Duarte, detentores da primeira medalha Surdolímpica do país, um bronze, em Taipei – Taiwan.

Adalberto é nascido e criado no Morro do Adeus até os dia de hoje.

Marcos é de São Gonçalo.

______     _______     ________

Eduardo Duarte

Fundador e Coordenador da AVD

Educador Físico e Faixa Preta de Judô

Responsável pelo fomento do segmento Surdolímpico no país

Precursor do Judô para Surdos no Brasil

Técnico da Seleção Brasileira de Judô para Surdos e medalhista no Surdolímpico 2009, no  Mundial 2012 e no Sulamericano 2013

Responsável pelo fomento do Judô Para Todos (PCDs) no Brasil

Delegado Nato na III Conferência Nacional do Esporte 2010 – DF

Delegado da Delegação Brasileira no Mundial de Surdos 2012

Fundador do Departamento de Lutas da CBDS

 AVD pioneira no país com o Judô Para Surdos 

Primeira medalha Surdolímpica do país – Taipei 2009 

Ouro no Mundial de Judô para Surdos – Venezuela 2012

 revistalutas   revistalutas  (21) 987030365

POR: SOUZAFC