Início Eventos / Torneios Rafael dos Anjos em rota de colisão com o meteoro russo

Rafael dos Anjos em rota de colisão com o meteoro russo

COMPARTILHE

Ao que tudo indica, o brasileiro ex campeão peso leve do UFC, Rafael dos Anjos, enfrentará o fenômeno russo Islam Makhachev no dia 30 de Outubro no UFC 267.

Depois da aposentadoria do campeão Khabib Nurmagomedov, muito se especulou sobre quem iria reinar no Peso Leve do Ultimate. Os nomes mais citados nessa discussão foram o do atual campeão Charles Oliveira e do Dustin Poirier, atual numero 1 da categoria. Porém, correndo por fora, Islam Makhachev ascendeu como um meteoro dominando todos que enfrentou, e a discussão passou rapidamente de “quem vai dominar a categoria?” para “quem pode parar o russo?”

Islam Makhachev, que hoje ostenta um cartel de 20 vitórias e apenas uma derrota, não esconde que seu treinador (Khabib Nurmagomedov, que dominou a categoria e se aposentou invicto) é uma inspiração e que quer seguir os passos dele, mas pra isso vai ter que continuar passando por cima de muita gente. Nesse cenário surge Rafael dos Anjos, ex campeão dos pesos leves, que tem bastante experiência em pegar “pedreiras”.

Em seu currículo vemos nomes como: Khabib Nurmagomedov, Benson Henderson, Nate Diaz, Anthony Pettis, Donald Cerrone, Eddie Alvares, Tony Fergunson, Robbie Lawer, Colby Convgton, Camaru Usman e entre outros. Ou seja, entre vitórias e derrotas contra tanto “Bicho papão”, Islam é só mais um na vida do brasileiro, e pode não assusta-lo. Pelo contrário, Rafael dos Anjos é o primeiro ex-campeão e primeiro lutador top 10 do ranking que o russo enfrenta, a experiência e o psicológico podem pesar.

O encaixe técnico não é dos melhores para o brasileiro, Makhachev é um wrestler de alto nivel, modalidade que historicamente tende a complicar para o Rafael. Porém na luta em pé Rafael é mais experiente e pode levar vantagem, pois o russo é pouco testado e sua única derrota foi justamente com um nocaute.

Em síntese, os dois tem muito a ganhar. Para Islam, vencer Rafael poderia, ja na próxima rodada, lhe credenciar a uma disputa de cinturão. Ja Dos Anjos, em caso de vitória, furaria uma fila imensa e ficaria mais próximo de ser o primeiro lutador a conquistar o cinturão dos pesos leves do UFC duas vezes.

Gabriel Reis Ribeiro / Revista Lutas