Início Jiu-Jitsu HelvA�cio Penna, sempre presente.

HelvA�cio Penna, sempre presente.

COMPARTILHE

294601_155036561242200_4110892_n

Ele sempre está lá! Faz cinco décadas. Helvécio Augusto Moreira Penna! Esse é o nome!

Helvécio é "simplesmente" o atleta do Jiu-jitsu que há mais tempo luta na categoria “adulto”, que é formada por lutadores entre 18 a 30 anos.

No auge dos seus 55 anos, Mestre Helvécio como é carinhosamente chamado por seus alunos do projeto de Jiu-jitsu na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, em sua perpetua vitalidade disputa campeonatos por todo o Mundo. Helvécio, "simplesmente" foi 18 vezes campeão do Internacional de Máster e Sênior, no adulto venceu o American Gold Cup, foi duas vezes 3º lugar no Europeu de Jiu-jitsu, terceiro no Word Black Belt, algumas vezes campeão estadual e do Ranking da Liga.

Helvécio veste o kimono há 50 anos. Aos cinco anos de idade já disputava campeonatos de Judô.

Natural de Martinópolis, Cidade do interior de São Paulo, o professor de Educação Física e faixa preta de Judô, em 2003 se graduou faixa-preta de jiu-jitsu. Apaixonado pelas competições, ele está sempre entre os melhores, não se importando se alguns adversários têm idade para ser seus netos.

Qual é o segredo para continuar competindo entre os mais novos sem perda de rendimento? Revista Lutas perguntou para o mestre.

Helvécio respondeu: “Assim que comecei a competir, sentia estar muito bem na idade e acreditava ser possível lutar contra atletas mais jovens e fazer boas lutas. Quis me desafiar mais a cada dia e não medi esforços para me condicionar. O segredo é buscar ser disciplinado ao extremo, do ponto de vista alimentar e nos treinamentos, abdicando de tudo, exceto o trabalho…Também fortalecer a mente com muita atitude.”

12631413_10208128106177332_8713922321857286786_n

O guerreiro pretende disputar pelo menos mais um campeonato Europeu e um Brasileiro. Ele tem se concentrado em suas meditações na busca da melhor preparação para essa conquista. Depois disso pretende dar mais atenção as crianças do projeto Energia Olímpica. Contudo, o foco nas competições pela Delariva JJ equipe de seu Mestre, amigo e também fonte de inspiração Ricardo Delariva, deve ser mantido.

Revista Lutas – A revista de Lutas do Brasil – http://revistalutas.com.br